21 de set. de 2009

Desenvolverdor Java mudando de Windows para Linux(Ubuntu)

Dae guriazada...

No início do ano meu notebook estragou. Demorei uns 4meses para mandar arrumar. Mas consegui! :D:D:D

Então, resolvi mudar e largar de mão o windows vista.



Instalei o Ubuntu 9.04. Eu ja usava em dual boot o ubuntu 8. Mas utilizada mais o windows. Agora larguei de mão o windows.. (em partes... :p )

Abaixo vou colocar algumas dicas para o pessoal verde como eu..

Organização dos diretórios

A estrutura de diretórios é bem diferente. Eu não vou explicar cada estrutura, existem diversos links sobre isso. Vou falar como eu particionei meu HD.


Quem me deu essa dica foi o Giuliano, arquiteto de software na empresa que trabalho.

As dicas:
  • Separar a pasta /home em uma partição separada e com o maior espaço.
  • Utilizar ext4 para sistemas de arquivos
  • Criar uma partição boot com ext3, pois parece q o Gorme( o kra q faz boot do linux) tem que estar em uma partição desse tipo.
  • Colocar tudo que é coisa relacionada ao Java, na /opt.. jdk, servers, ides..



Cagadas:
  • Criei a partição boot muito grande. Coloque 1GB mas não foi utilizado nem 100mb.



Configuração do JAVA_HOME

Bom eu não quis uitlizar o Synaptic para instalar a JDK. Baixei no site e instalei.
No site do Ubuntu eles falaram em configurar o JAVA_HOME no arquvo /etc/bash.bashrc. Não consegui. O Giuliano me falou para fazer isso no arquivo /etc/profile e foi lah que fiz. Dae deu tudo certo.



Problemas com SVN Client
Para quem estava acostumado com o TortoiseSVN.. pode esquecer. No linux não tem essa barbada. Baixei o SmartSVN que é muito bom. Só é pago... :S

Problemas do SVN no Eclipse
Bom, instalei o Eclipse Galileo e tive problemas para configurar um plugin do SVN.

Instalei o Subeclipse pela próprioa URL de update do Galileo. Até então tudo tranquillo. Mas dae sempre que tentava conectar em um repositório aparecia uma mensagem sobre SVN Client não instalado ou coisa assim.

Existem dois tipos de SVN clients. Um é o tal de JavaHL, que é nativo, feito com recursos do SO. O outro é o SVNKit que é feito em java.

Então através do update do Eclipse instalei o SVNKit.

Essa é a URL: Subeclipse - http://subclipse.tigris.org/update_1.6.x



Bom era isso..

Abraço

Nenhum comentário: