26 de ago. de 2007

Hibernate - da teoria à prática

Dae gurizada!!

Bom, faz tempo que não paro para escrever algo de útil. Tenho um monte de "artigos rascunhos" no meu blog que nunca ternimo.

Hoje, domingo chuvoso, estava assintindo nada na tv e resolvi escrever uma série de artigos sobre o Hibernate, framework que sou apaixonado! E também sobre JPA.

Esse artigos irão abordar os seguintes tópicos:

  • O que é o hibernate ? Introdução ao objetivo do framework hibernate, conceito de mapeamento objeto-relacional e exemplos comparativos entre aplicações utilizando hibernate X JDBC "na mão".
  • Aplicação exemplo 1.Aplicação onde vamos criar relacionamentos simples (one-to-many) e criar algumas telas CRUD.
  • Aplicação exemplo 2. Aplicação onde serão realizadas consultas utilizando a API Criteria, Fetching Lazy ( consultas preguisosas) e relacionamentos many-to-many.
  • Aplicação exemplo 3. Aqui ja teremos um conceito básico e sólido sobre como utilizar o hibernate. Vamos trabalhar com consultas agregadas.

Acredito que para aprender deve-se sempre optar pela prática. Então resovli fazer artigos simples, mas com aplicações.

Espero que seja de ajuda para quem é iniciante.

No mais era isso..

Assim que o primeiro artigo estiver pronto, será liberado.

fui!


2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Alexandre...
Adorei o blog!
Estou aprendendo Java atualmente na faculdade, e achei dicas muito úteis aqui
Também adorei as postagens sobre Hibernate (foi assim que descobri o blog), foram muito úteis para um trabalho que estou fazendo

Parabéns pela iniciativa!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog,
fui muito útil para mim
principalmente as postagens sobre Hibernate