20 de abr. de 2007

Certificação "opensource", por que não?








Esses dias me organizando ( contando os $$ ) para certificação, me surgiu uma dúvida. Por que não pode existir uma Certificação "OpenSource"? Não sei se OpenSource é o termo mais adequado, mas acho que representa bem a idéia.

Por que não existe uma Certificação onde a Comunidade de desenvolvedores, analistas, etc.. resolvem o que ser avaliado ??
Já param pra imaginar quantas pessoas com talento, caráter e sem R$ ou sem interesse existem por ai ?

Ou melhor, se você que está lendo isso já fez alguma seleção para alguma vaga. Já pegou alguém certificado que não teinha o seu perfil ??

Isso não é uma crítica às certificações Java. Acho as certificações ótimas! Realmente quem passa não pode se dizer leigo no assunto. E se não for isso que queira avaliar num desenvolvedor ?

A certificação java foca em "atividades críticas no desenvolvimento e arquitetura de aplicações". Mas e o resto ?

Imaginem uma empresa que não se preocupa se ">>" vai deslocar bit para esquerda ou para direita, não utiliza EJB e o interesse é avaliar aqualidade do trabalho (boas práticas) , por exemplo.

Do ponto de vista desta empresa é interessante:
  • Avaliar quanto o indivíduo conhece Spring, Hibernate, Struts, JSF, Ajax, JUnit, Lazlo ou qualquer outro "treco" que eu utilize no projeto.
  • Avaliar se ele utiliza boas práticas no desenvolvimento.
  • Até avaliar se o cara utiliza de forma coerente Exceptions..

Isso existe ?


Imaginem só, quanto mais facilitado o acesso às certificações melhor seria a visão
de todos perante o mercado de trabalho.

Dois pontos de vista diferentes:

Desempregado:
- Para mim me candidatar a vaga X precisor passar por o teste A, B e o C. Bom eu tenho uma meta!!

Empresa:
- Para esta vaga, no mínimo o indivíduo tem que passar pelo teste X, Y e o Z.


Resumindo. A Certificação "OpenSource" seria criada não pelo "criador", mas sim por pessoas (lógico com uma certa experiência e qualificação), que no dia-a-dia convivem com Desenvolvedores de todos os níveis.

O que vocês acham ?? Vai ou não vai ??


5 comentários:

Thiago Melo disse...

Achei uma idéia muito interessante, até por que iria orientar os desenvolvedores no desenvolvimento e na publicação de seus projetos OpenSource.

Unknown disse...

Muito boa!!!
Neste sentido acho que uma certificação OpenSource seria legal, masteria que ter uma pontuação muito alta pra passar, tipo 90 ou 95% de acertos na prova...
Dai você consegue comprovar...
Mas por outro lado tem as pessoas que estão aprendendo...
Imagina se eu to me candidatando a uma vaga de estagiáro em programação Java (pra aprender) e eles me pedem esta certificação (já que seria (OpenSource)..
São vários lados da mesma moeda..

Mas a ideia é muito boa!

Alexandre Simundi disse...

"Mas por outro lado tem as pessoas que estão aprendendo...
Imagina se eu to me candidatando a uma vaga de estagiáro em programação Java (pra aprender) e eles me pedem esta certificação (já que seria (OpenSource).."

Elias...
É justamente este público que será mais favorecido.

Se é iniciante, vai saber com clareza o que deve aprender para ingressar no mercado de trabalho e o melhor aonde poderá se auto-avaliar.

Unknown disse...

Acho a idéia muito boa !!!

Quanto ao fato da empresa cobrar uma cerificação deste nível para um estagiário, dá licença. Ele é apenas um estagiário, um iniciantes, como vai ter este tipo de conhecimento?

Mas tudo bem, isso recai em outro problema do nosso mercado, o quanto uma empresa "exige" de um simples estagiário.

Unknown disse...

Achei muito boa a idéia.

Quanto as empresas exigirem de um estagiário tal certificação, dá licença! Como uma pessoa em início de formação, vai ter tais níveis de conhecimento?

Isso mostra uma realidade do nosso mercado, o quanto as empresas "exigem" de um mero estagiário.

Complementando a idéia, talvez um esquema apenas de pontuação, e não certificação. Com isso as empresas saberiam o teu nível perante a esta prova. Podendo contratar desde estagiários com 60% até gurus com 98%.

Vlw