29 de nov. de 2011

Minha carreira no exterior: 1 ano de Europa

Dae gurizada...

Hoje resolvi contar um pouco da minha experiência morando e trabalhando com TI no exterior. Estou morando na Europa faz um pouco mais de 1 ano. Passei 8 meses em Londres e há 6 estou em  Dublin.



Vou contar mais sobre minha experiência em Dublin, pois vim pra cá "com meus próprios pés". Enquanto em Londres, fui como consultor de uma empresa gaúcha, na qual atrabalhei até Junho deste ano.

Mudei para Dublin na metade de Junho. Cheguei aqui sem nenhuma oprtunidade "pré-arranjada" e  acredtio que é essa história que vale a pena ser contada.

O mercado - TI como alavanca para sair da crise
A crise de 2008/2009 teve um grande efeito em toda a Europa e na Irlanda a coisa foi feia.  Para ter uma idéa, a empresa que trabalho cortou 40% do quadro de funcinários naquela época. Os que ficaram, tiveram seus salários reduzidos, começando pelos diretores. O efeito colateral dessa crise foi a sáida de aproximadamente 40mil Irlanade do país em 2009 e 2010. O principais destinos pra eles são EUA, Canadá e Austrália.

A situação em geral ainda está complicada, mas existem alguns setores cheios de oportunidades e TI é um deles.

Um dos diretores da empresa que trabalhei me falou isso há algum tempo atrás e cada vez faz mais sentido pra mim: 


Investir em TI, muitas vezes, é uma forma de sair de crises. Redução de custos, eficácia na operação, explorar novos mercados, etc. São estes os objetivos que toda organização, pública ou privada, procura quando os números estão negativos.

Acredito que é isso que justiva o mercado de TI estar tão aquecido quando todos os outros estão em baixa. E não estou falando apenas na Irlanda, a Europa toda esta no mesmo barco. Algums países melhores (Reino Unido, Alemanha, etc) outros piores (Espanha, Portugal, Grécia, etc).


Resumindo, a TI aqui está "bombando".

Uma visão rápida sobre imigração
Obviamente existem diversas fomar de mudar para outro país. A mais comum e mais fácil é como estudante. Mas na Irlanda, visto de trabalho não é tão difícil assim.



Basicamente o que você precisa para visto de estudante de 1 ano:
  • €3.000 na mão
  • Curso de ingles de 6 meses pago (cartas da escola)
  • RESTRIÇÃO: só pode trabalhar 20hs p/ semana nos primeiros 6 meses. Os outros 6 meses pode trabalhar 40hs.
Fiz diversas tentativas para conseguir trabalho "part-time" (20h/semana), mas nenhuma empresa contrata dessa forma. Todas procuram pessoas para trabalhar "full-time".

O que você precisa para conseguir um visto de trabalho
  • Oferta formal de emprego. 
  • Comprovar que você tem os requisitos técnicos para preencher a vaga (certificações, comprovante de experiência, diploma de graduação, etc)
Este link tem mais informações sobre os requisitos necessários para visto de trabalho.

Eu não sou graduado, no meu caso apresentei os diplomas intermediarios que a minha faculdade oferece, certificações, histórico da faculdade e comprovante de experiência. Deu certo.

Contratação "overseas" é difícil


Existem diversas empresas dispostas a contratar extrangeiros e prover visto, mas dificilmente uma empresa vai contrar um estrangeiro ser fazer uma entrevista cara-a-cara. Eu fiz alguns contatos antes de chegar aqui e a resposta foi sempre a mesma: "me liga quando estiver na cidade".

Mas a tentativa é livre. Da uma olhada em: monster.ie e irishjobs.ie

Sorte e meu Greencard
Inicialmente eu vim para Dublin com a idéia de pegar o visto de estudante. Eu tinha em mãos tudo que era preciso para pegar este visto. O processo de tirar o visto demora  entre 1 a 2 meses, pois existe alguns passos a serem seguidos depois que você chega no país: abrir conta em banco, fazer o "CPF", entre outros.

Quando eu cheguei em Dublin, disparei currículos em vários sites e agências. Viz entrevistas até que achei uma empresa que estava disposta a me prover o greencard.

Fui na imigração me informar como deveria proceder e recebi a notícia:

NÃO É POSSÍVEL MUDAR O VISTO DE ESTUDANTE PARA VISTO DE TRABALHO.

A jogada de sorte foi que naquele momento eu não tinha ido na imigração efetivamente fazer o visto de estudante. Estava com um visto provisório, por isso consegui o greencard sem problemas.


#FicaADica, mesmo se você vier como estudante, tente conseguir uma empresar que te dê o greengard ANTES de efetivar o visto.

Dublin, a nova São Paulo
São Paulo é o centro econômico do Brasil. Hoje em dia essa centralização está mais "atenuada", mas ainda é a referência. Por muito tempo ela foi a principal cidade onde pessoas de diversar área so país se mudavam em busca de novas oportunidades e uma vida melhor.  Olhando pra quantidade de brasileiros que existem aqui, as vezes me parece que Dublin está seguindo o mesmo caminho.

O fato é que qualquer sub-emprego aqui dá mais grana que muitos "bons empregos" no Brasil. Quem trabalha no Mc Donalds no Brasil, não consegue pagar um aluguel. Trabalhando no Mc Donalds aqui além de conseguir viver "bem", é possível passar as férias em Paris, Roma, Londres, etc.

A Irlanda é um país pequeno, consequentemente sua capital também. Dublin tem aproximadamente 1.2 milhões de habitantes. com isso a probabilidade de se esbarrar com brasileiros por aqui é bem maior. Isso faz com que você encontre um brasileiro em cada esquina, bar, supermercado, etc.

O fato é que dentre as principais opções para se esutdar inglês: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, UK; a Irlanda é uma das mais baratas e, por estar na Europa, tem suas vantagens.

Eu não tenho nenhum problema com isso, mas se você tem um inglês ruim e quer ir morar fora para melhorar eu não recomendaria Dublin. Eu sei que brasileiros existem em todos os lugares, mas procure uma cidade onde tu não esbarre com eles a cada 5min.

Teu inglês não é tão ruim quanto parece

Se tu não fala NADA de inglês você NÃO VAI conseguir trabalho, não importa sua experiencia. Simples assim. Não existe palavra de conforto nem mágica pra isso. Mas o fato é que teu inglês não precisa ser tão maravilhso assim para conseguir um trabalho.



Joel ganhava em torno de R$300mil

ganha em torno de R$800mil

Entender o que eles falam é mais importarnte que saber falar bem. Quando falo em entender, não me refiro a enteder 100% das palavras e expressões usadas, mas sim entender o que se quer dizer/perguntar.

Tenho colegas italianos, espanhois, russos e todos tem seu sotaque e suas dificuldades. De certa forma, o pessoal tem paciência com isso.


A "Tentiada" é livre

Se você já consegue se comunicar em ingles e quer morar por aqui, não custa nada tentar. Tanto a Irlanda quanto Canadá e Austrália estão a procura de profissionais de TI.

Se  você tem planos de visitar ou estudar em Dublin, entre em contato com algumas agências, você pode conseguir um emprego durante esse período.


Era isso guriazada...

Qualquer dúvida prende o grito...

Abraço

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela exemplo e força de vontade...é o sonho de qualquer pessoa...mas poucos tem peito para encarar tudo isso..eu mesmo não teria. Que Deus possa te honrar por ai meu querido. A paz.

decinho_ disse...

Bom post, tche. To pensando em europa pra proximo destino e acabei aqui. (trabalho como soft eng. na China faz uns 5 anos)